Programação

08.MARÇO
SEXTA

09.MARÇO
SÁBADO

08:30

CREDENCIAMENTO & Welcome Coffee

09:10

Abertura

09:25

Dinâmica de aquecimento!

WASM + JS The future of the web

Yuliana Reyna Jiménez Earlier this year, WebAssembly irreversibly opened the Web to languages other than JavaScript. This is a change with enormous consequences for browsers, but what is it, how does it work? We will talk about how to begin the first steps with WASM and JS.
10:00

Você teria um momento para ouvir a palavra do Tor?

Cybelle Quando se fala em Tor, muita gente associa à dark web, deep web, como um lugar obscuro onde só pessoas com caráter duvidoso entram. Nesta palestra, iremos desmistificar a deepweb e entender de uma vez por todas o que é Tor, para que serve e como usar.

Os desafios do desafio

Michelle Frasson Ser dev por sí só já é cheio de desafios todos os dias, entregas, prazos... mas quais os desafios para o desafio final? Como minimiza-los? Compartilharei um pouco dos desafios que tive enfrentei durante minha carreira.
10:50

Boas Práticas de QA e Devsecops criar uma cultura de processos ágeis e seguros

Alessandra Martins A palestra vai apresentar conceitos gerais das camadas que envolvem o universo da cultura DevOps, dos processos, DevSecOps, ferramentas, pessoas, papéis, exemplos de Pipeline.A importância das responsabilidades e papéis bem definidos para uma cultura que além de ágil preze pela segurança, a importância do papel do QA no ciclo para um desenvolvimento seguro e que colaborara para uma boa aplicação DevSecOps.

Arquitetura, pragmatismo e simplicidade: cases do Stack Overflow

Roberta Arcoverde Boas práticas de desenvolvimento de software são comumente aceitas como universais; entretanto, no Stack Overflow, estamos acostumados a desobedecer convenções e fazer escolhas controversas. Nossa arquitetura é monolítica, usamos nosso próprio data center, mais da metade do nosso time trabalha remotamente (e em diferentes fusos), e frequentemente reinventamos rodas. Nossa obsessão por performance gerou vários projetos open source interessantes, e permitiu que tivéssemos uma infra estrutura até vinte vezes mais enxuta que sites de tamanho similar, mas também tem suas desvantagens. Nessa palestra vou falar da nossa cultura de desenvolvimento, explicar como funciona nossa arquitetura e como precisamos adaptá-la para novas realidades.
11:40

Acorde o seu sonho!

Débora Pazzim Trajetória de uma analista de sistemas apaixonada por moda que ao completar 30 anos decidiu seguir seus sonhos e mudar para Milão para cursar um master em Fashion Business. E agora, de posse dos dois skills, lança a sua empresa de consultoria com o propósito de apoiar empresas de moda a implementar transformação digital e entrar no mundo omnichannel!

Como melhorar o UX com Machine Learning: insights e aprendizados até agora

Carla de Bona O futuro onde as máquinas podem pensar e falar como nós humanos está cada vez mais presente. Logo, é importante explorar algumas das propriedades técnicas e restrições de sistemas de aprendizagem de máquinas e como isso implica no ato de projetar a experiência do usuário. Como desenvolver uma abordagem de design ao redor essas tecnologias? Além disso, como incorporar o poder do machine learning no trabalho de UX? A ideia é trazer insights e apontamentos sobre essas questões.
12:30

Almoço

14:00

Consequências não intencionais da tecnologia: como criar produtos melhores para a sociedade e o ecossistema

Alice Lucena Aceitar que somos responsáveis pelo o que nosso trabalho causa na vida das pessoas e que, sem que seja nossa intenção, podemos causar danos na sociedade é uma parte fundamental da nossa carreira. Muitos produtos estão fazendo a vida das pessoas piores e, nós, designers, POs e desenvolvedoras temos responsabilidade direta nisso. Mas, os impactos da tecnologia na sociedade não precisam vir como uma surpresa. Podemos construir produtos mais transparentes e confiáveis pensando quais os impactos não desejados eles podem ter quando estiverem na rua. Precisamos enxergar além dos benefícios que eles irão causar, identificando consequências não intencionais potencialmente perigosas e, dessa forma, contribuindo para o bem de todos. Vamos falar sobre ética e responsabilidade social?

IoT na Saúde - Como a Internet das Coisas e a Computação em Nuvem está revolucionando o tratamento de doenças e elevando a expectativa de vida ao redor do mundo

Renata Coelho dos Santos Nessa palestra serão mostrados diversos casos reais de soluções baseadas em Internet das Coisas que estão revolucionando uma das áreas mais sensíveis para tecnologia, a saúde. Como o poder de conectar todas as coisas através de IoT e Cloud Computing está trazendo qualidade de vida e até mesmo facilidade de diagnóstico, tratamento e cura para doenças graves e epidêmicas. Faremos também um estudo da arquitetura envolvida por trás de algumas dessas soluções.
14:25

Carreira Digital

Fernanda Tessari
14:50

Aprendendo conceitos de S.O.L.I.D. com as músicas do Tim Maia

Jéssica Cristina Félix SRP,OCP,LSP,ISP, DIP....para uma pessoa programadora iniciante, pode ser complicado conseguir interpretar todas estas siglas (e mais importante - entender sua correta aplicação), já que algumas vezes, as explicações muito técnicas tornam tudo nebuloso. Que tal sair da palestra com pelo menos essas 5 siglas na mente, com a clareza e o brilho do cristal?

GraphQL

Tais Reis Saiba o que é o GraphQL, qual o problema que ele veio resolver e saiba como utiliza-lo no banck end usando o Laravel.
15:40

Como Debugar CSS

Lari Maza Dicas, truques e ferramentas para domar layouts desobedientes.

A importância do QA em um time ágil

Nathalia Freire Pra trabalhar num time ágil, o QA deve mudar a postura, não é mais encontrar bugs, mas prevenir bugs e ajudar a manter o sistema mais estável possível utilizando automação e ferramentas que auxiliem no desenvolvimento. Nessa palestra/talk falarei como deve ser o posicionamento do QA no time e quais são as suas responsabilidades.
16:30

COFFEE-BREAK

17:00

Testes com javascript, afinal o que é esse tal de TDD?

Laís Lima Você já ouviu falar de TDD (Test Driven Development)? Quer fazer os olhos do(a) entrevistador(a) brilhar ou se destacar na sua equipe? Domine a arte dos testes de software e o melhor: usando javascript! Veremos tipos de testes, ferramentas e como testar a nossa aplicação.

Sobre code smells, refactoring e design: como SOLID pode te ajudar no dia a dia

Elaine Naomi Watanabe No contexto de orientação a objeto, definimos objetos e suas interações a fim de resolver um problema. Quando propomos uma solução, ela geralmente é validada dentro de um escopo específico. Mas mudanças sempre acontecem: no código, nas regras de negócio, na vida, no universo e em tudo mais. Com essas mudanças, será que uma solução inicialmente proposta continua sendo válida? Se não for, o código implementado estará preparado para evoluir e agregar novos comportamentos de maneira saudável? Nessa talk, vamos analisar aplicações orientada a objeto por meio do conceito SOLID, identificando code smells e possíveis refatorações que podem tornar nosso código mais flexível e com maior qualidade.
18:00

Encerramento



Workshops e Speed Hiring

08.MARÇO
SEXTA

09.MARÇO
SÁBADO

10:00

Aprenda rails do começo!

(CREDITAS) Vittória Bitton | Débora Martins Requisitos: Levar seu computador com o Rails instalado! Para dicas de como fazer isso, consulte: https://github.com/RailsGirls-SP/guides/tree/master/instalacao.

Já pensou em trabalhar fora do país? Vamos juntas!

(VANHACK) Aline Bicudo | Larissa Farias | Andreza Mendes Conquistar um trabalho fora do país é um sonho possível! Nesse workshop nós te guiaremos para construir o seu perfil internacional ideal, e também orientaremos em como se preparar para entrevistas, e assim dar o primeiro passo em direção à conquista do seu objetivo no Canadá ou Europa. Requisitos: não há.
12:30

Almoço

14:00 às 16h30

Speed Hiring

O Speed Hiring é uma dinâmica de contratação para conectar as participantes às empresas patrocinadoras do evento. Após a dinâmica, as empresas entrarão em contato com as candidatas selecionadas para que participem de seus processos seletivos.

Momento Moville

Mulheres no mercado
Venha conversar com algumas engenheiras do grupo Movile, que irão compartilhar um pouco sobre suas experiências e como elas gerenciam suas carreiras em áreas técnicas.
Speed Hiring
Quer conhecer mais sobre as oportunidades de carreira no grupo Movile? Essa é a sua oportunidade!

Patrocínio #WDS2K19 Nosso agradecimento a todas as empresas e comunidades técnicas, que apoiam, investem e acreditam em nosso projeto.
Quer fazer parte dessa iniciativa? Escreva para

Ada Lovelace

Grace Hopper

Margaret Hamilton

Katherine Johnson