Programação

Mulheres falando sobre tecnologia? Sim, temos!

08:30 CREDENCIAMENTO & welcome coffee
09:10 Abertura e recados da organização <3
TRILHA ADA LOVELACE TRILHA GRACE HOPPER
09:20

Introdução ao framework Phoenix

Flávia FortesNessa palestra vamos conhecer sobre o framework Phoenix, quais são suas dependências - , desde Elixir, Hex package manager, até outras bibliotecas usadas por padrão como o Plug e o Ecto. Vamos subir uma aplicação utilizando os generators disponíveis e conhecer a anatomia de um pequeno projeto em Phoenix. E, por último, discutir quais são os cenários mais indicados para escolher essa tecnologia para desenvolver um produto ou um serviço.

MongoDB Atlas

Danielle Monteiro Como e porque utilizar o Banco de Dados NoSQL mais utilizado do mundo como um serviço!
10:00

Bootstrap 4 - Tudo o que você precisa saber

Tais Reis DuarteVou apresentar o Bootstrap 4, seu funcionamento, mudanças da ultima versão e como podemos utiliza-lo em nossos projetos.

DevOps aplicado a cenário de indústria financeira para Mobility

Daniele Lopes BonilhaNesta palestra, apresentaremos um case de DevOps aplicado na indústria financeira para Mobility. Será mostrado o cenário antes e após a implantação do DevOps, quais os ganhos obtidos e o toolset utilizado para a proposta da arquitetura para automatização desenvolvimento, testes e deploy dos aplicativos.
10:40

Introdução a inteligência artificial, machine learning, deep learning e serviços cognitivos no azure

Thaissa Bueno SanchesApi de extração de dados através de imagens , utilizando serviços cognitivos do Azure.

Escrevendo APIs de forma descomplicadas usando o Rails API e AMS

Patricia Luz BastosEscrever APIs usando ActiveModelSerializer é uma forma de utilizar algo que atualmente já foi integrado ao core do Rails a partir da versão 5 e permite escrever APIs padronizadas de uma forma descomplicada, o que te dará agilidade no desenvolvimento. O ActiveModelSerializer basicamente permite usar um serializer para formatar a resposta JSON. Ao criar um projeto usando o Rails API, significa que sua aplicação será mais leve, pois terá apenas os elementos que ela precisa para funcionar.
11:20

Microservices using Node.js and RabbitMQ

Carolina Pascale CamposIrei compartilhar um case real de um projeto para uma startup americana onde eu trabalhei. Vou explorar como nós lidamos com a arquitetura de microserviços e o que aprendemos com isso. Usando uma API simples vou explicar os conceitos dessa arquitetura com diferentes protocolos de comunicação, HTTP e serviço de mensageria.

Machine Learning por meio de Intelligent Kiosk e Power BI

Gabriela Duque e Caterine BarbosaIremos utilizar as ferramentas Intelligent Kiosk e Power BI, ambas da Microsoft, para mostrar diferentes usos de machine learning, bem como visualização de dados, por meio de demos.
12:00

Almoço (será oferecido no local)

13:30

Painel: A carreira de tecnologia para mulheres

14:20

CSS e Pré-processadores na prática

Laís LimaComo e para quê usar o CSS, como usar pré-processadores e organização.

Tolerância a falhas com supervisor trees em Elixir

Charlotte Lorelei OliveiraPalestra de nível introdutório e intermediário explicando como Erlang consegue isolar seus processos e por que isso é importante para sistemas tolerantes a falha. A palestra tocará em tópicos como escalonamento (scheduling) de processos, a filosofia Erlang por trás da manipulação de erros e como utilizar supervisores para ter um sistema tolerante a falhas
15:00

Tech e Business como BFFs <3: como dar mais autonomia ao time de Desenvolvimento

Maria Luísa CantadoriUm dos itens do “health check” do Spotify é a pergunta “peões ou jogadores?”. Ninguém que trabalha com Desenvolvimento quer ser um peão de xadrez, sem influência sobre o business e apenas executando. Pra fazer com que o time de Tecnologia tenha mais domínio sobre o negócio, podemos usar algumas metodologias pra inserir o time desde o início da descoberta do problema, da criação da solução, até o desenvolvimento de uma dada funcionalidade e o acompanhamento do seu impacto pós-deploy.

Case RIOgaleão App: como integramos mais de 3.000 beacons ao aplicativo do aeroporto

Renata TorresSaiba como desenvolvemos o primeiro aplicativo da América Latina a integrar indoor navigation, por meio do uso de beacons, e notificações para oferecer experiências diferenciadas em aeroportos.
15:40

PWA, a web virando app

Jullia SaadO objetivo é primeiramente falar sobre Apps e o que tem acontecido com eles nos últimos anos, depois vamos focar no que são Progressive Web Apps, quais são as motivações por trás desse conjunto de técnicas, suas vantagens, desvantagens e por fim, vamos pensar um pouco sobre o futuro da Web.

Qualidade end to end

Camila M. P. SilvaNessa palestra vamos compartilhar experiências e boas práticas de qualidade no ciclo de desenvolvimento de software e descobrir o porquê não devemos deixar só para o fim do fluxo, dependendo somente de testes, como se não houvesse amanhã.
16:20

O Guia do Mochileiro para Segurança no Client Side

Maria ClaraSegurança no lado do cliente é um tópico pertinente o qual você deveria se importar. Informações são preciosas e sofrer tentativas de ataque é simplesmente uma questão de tempo. Nessa talk eu vou te guiar pelo mundo do HTTPS, de ataques tipo XSS e CSRF e como se proteger deles.

PHP distribuído e paralelo: multithread, stream sockets e docker

Diana Ungaro ArnosA ideia é fazer uma explicação suscinta sobre o que realmente é um sistema distribuído com processamento paralelo, dar um exemplo de aplicação e fazer uma demonstração com php + docker.
17:00

Coffee-break

17:30

Women Dev Summit: Open Source, Open Future e além

18:00

Encerramento

INSCRIÇÕES ESGOTADAS!

Temos um número limitado de vagas e por este motivo, realizamos uma seleção de todas as participantes e neste momento não temos mais vagas :(
Não fique triste, logo teremos mais oportunidades para você participar!

LOCAL

Av. das Nações Unidas, 3003 - Bonfim, Osasco - SP, 06233-200. Veja como chegar.